• Flora Quinhones

Blattes cobra posicionamento sobre gestão de resíduos urbanos no município

Na manhã desta quinta-feira, dia 12, a Comissão Especial de Resíduos Sólidos esteve reunida com representantes da Prefeitura e empresas prestadoras do serviço, com o objetivo de tratar sobre assuntos pertinentes a temática e contratos.

Estiveram presentes, o Secretário de Mobilidade urbana José Orion Ponsi, o Secretário de Meio Ambiente Guilherme da Rocha, Secretário de Infraestrutura Wagner da Rosa, Superintendente da Corsan José Epstein, Centro de Tratamento de Resíduos. Já as empresas presentes eram a Centro de Tratamento de Resíduos, Associação de Reciclagem Seletivo Esperança e Cooperativa dos Trabalhadores de Recolhimento de Lixo Reciclável.


Blattes foi enfático em tribuna, questionou os secretários quais são as soluções que serão apresentadas para a gestão de resíduos urbanos. Isso porque as responsabilidades dos contratos com empresas de coleta e destinação foram alteradas com a nova reforma administrativa.


“E quem responde por essa confecção de uma nova ordem para a coleta de resíduos sólidos para santa maria? Pois se é a secretaria de infraestrutura e quem responde é o secretário de meio ambiente. Então nós vamos ter que utilizar o artigo 215 do nosso regimento interno e encaminhar a convocação de quem possa nos responder como está sendo feito, se esta sendo contemplada a questão dos catadores . Ora, temos aqui um contrato que vencerá em menos de 20 dias. Qual a solução apresentada para o município”, cobra Blattes dos secretários presentes.