• Flora Quinhones

Blattes oficializa com Schuch, moção de protesto sobre os cortes no orçamento da UFSM

O vereador Ricardo Blattes esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, para entregar a moção de protesto aprovada pela Câmara de Vereadores, destinada ao Ministro da Educação e ao Presidente da República pelos cortes no orçamento da universidade. O encontro ocorreu no gabinete da reitoria, na UFSM durante a tarde de quarta-feira, dia 6 e também teve o objetivo de tratar pautas públicas em que a instituição pode se envolver.

Blattes retomou algumas demandas já debatidas com o ex-Reitor Paulo Burmann, no que se refere a necessidade do aumento dos projetos de extensão da UFSM com a comunidade de Santa Maria, seja para ajudar no planejamento urbano, quanto no auxílio de comunidades carentes. Nesse sentido, Schuch sugeriu a participação do vereador em uma mobilização pela comunidade da ocupação Resistência, localizada próxima ao loteamento Cipriano Rocha no bairro Parque Pinheiro Machado. O objetivo é garantir a regularização e o planejamento urbano, com ajuda dos alunos, na área em que vivem cerca de 40 famílias.


Ainda sobre Planejamento Urbano, a conversa tratou sobre mobilidade urbana e gestão de resíduos. O reitor manifestou que tem encontrado dificuldades para incluir a participação na universidade nos processos de planejamento da cidade e reformulação do plano diretor. No entanto, está disposto a contribuir com todas as forças de pesquisas já feitas e que podem ser feitas ao que se refere ao terreno urbano e ao meio ambiente. Blattes também reforçou o convite para a participação da Universidade em um movimento de discussões pelo meio ambiente, que irá incluir uma série de reportagens sobre o tema e um circuito de palestras para a comunidade que reforçam a pauta. A iniciativa é uma parceria entre Diário de Santa Maria, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Universidade Franciscana, Instituto Federal Farroupilha e UFSM. O último assunto, foi um pedido do vereador para que o reitor faça um levantamento de todos os conselhos em que UFSM exerce representatividade. A disposição serve par que se tenha o mínimo de conhecimento de quem são as pessoas nesses cargos e se existe alinhamento com o pensamento da Universidade.