• Flora Quinhones

Economia solidária começa trilhar uma retomada ativa no município

Atualizado: 1 de jun. de 2021

Na tarde desta segunda-feira, dia 31, o vereador Ricardo Blattes esteve em uma reunião com o Prefeito Jorge Pozzobom, com a Irmã Lourdes Dill coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e sua equipe para tratar sobre as estratégias relacionadas ao impulsionamento da economia solidária em Santa Maria


Um dos principais temas tratados foi a reestruturação do Conselhos Municipal de Economia Solidária que está desativado. Isso porque é necessário realizar uma análise sobre a lei que constituí o Conselho e propor alterações. A pedido do Prefeito, Blattes ficou responsável por impulsionar a discussão e dar os encaminhamentos necessários para as alterações da lei que vão garantir a retomada da atividade do Conselho.


"É importante ver a economia solidária não como parte de uma secretaria qualquer, mas como uma estratégia de desenvolvimento econômico da cidade. Que vai gerar alimentação saudável, renda, impulsionamento da economia local", sugere Blattes.

O vereador também aproveitou a oportunidade para sugerir ideias para a ativação da economia local como a implementação de uma moeda social que possa ser atrelada a programas de incentivo do município.



Também participaram do encontro, o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Jeferson Nunes; o fiscal do Executivo Municipal Juarez Antônio Piccini; a professora Gisele Guimarães, representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e os integrantes do colegiado da Feicoop José Carlos Peranconi, Claudia Machado e Begair do Carmo Flores.



A reunião também tratou sobre:


Entrega dos materiais das Emendas Parlamentares do Deputado Paulo Pimenta e do Senador Paulo Paim (julho de 2021).


Formas de viabilização da 27ª FEICOOP 2021 e Emendas Parlamentares encaminhamentos para a feira.


Agenda no dia 05/06/2021 Bênção dos Alimentos e entrega das 500 Cestas Básicas - 8 horas no Centro de Referência de Economia Solidaria Dom Ivo Lorscheiter, Rua Heitor Campos, no, Bairro Medianeira.