• Flora Quinhones

FEICOOP define sua coordenação executiva

Por intermédio do vereador Ricardo Blattes, na manhã do dia 14 de março, o Prefeito Jorge Pozzobom recebeu em seu gabinete a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, para constituir a coordenação executiva da 28ª Feira Internacional de Cooperativismo (Feicoop) em 2022, que será de 15 de 17 de julho desse ano.


Foto: Flora Quinhones

A reunião contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Valdeci Oliveira, da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Universidade Federal de Santa Maria, Professora Gisele Guimarães, representantes do Instituto Federal Farroupilha, Professora Marlova Garcia e Christian Brackmann, além da nova coordenação do Projeto Esperança/Cooesperança, representada por José Carlos Peraconi (Zeca), Claudia Machado, Begair Flores e Luiz Fernando Chiapinotto.

Em razão da transferência da Irmã Lourdes Dill, que por mais de três décadas esteve na coordenação do Projeto Esperança/Cooesperança, a reunião serviu para reafirmar que FEICOOP é um evento de toda Santa Maria e que contará com o comprometimento da Município de Santa Maria, que juntamente com a UFSM e o Instituto Federal Farroupilha, formam a Coordenação Executiva deste que é o maior evento de economia solidária e cooperativismo da América Latina.


Jorge Pozzobom afirmou que o nome da Prefeitura na coordenação é do dele próprio, sinalizando que o Município está comprometido não apenas com a FEICOOP, mas com a parceria com o Projeto Esperança/Cooesperança, garantindo à nova coordenação do Projeto que continuará a ser um grande parceiro.


Também participaram da reunião a Secretária de Finanças do Município, Michele Antonello e o Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal Alexandre Lima, além de Sidinei Cardoso, representando o Deputado Federal Paulo Pimenta, tratando da aplicabilidade das emendas parlamentares destinadas à Prefeitura Municipal de Santa Maria para a realização da FEICOOP.



Segundo a Secretária Michelle, além das emendas federais, cuja liberação de recursos deve ocorrer até o mês de maio, é importante articular com a Câmara de Vereadores de Santa Maria alguns ajustes nas emendas impositivas destinadas para a FEICOOP. Foram R$ 53 mil destinados através do Vereador Ricardo Blattes (PT), que somados às emendas da vereadora Maria Rita (PCdoB) e dos vereadores Delegado Getúlio (Republicanos), Tubias Calil (MDB), Paulo Ricardo (PSB) e Valdir Oliveira (PT), somaram R$ 102 mil destinados no Orçamento de 2022.


Como encaminhamento da reunião, ficou agendada para a próxima quinta-feira (17 de março) uma nova reunião da Coordenação Executiva da FEICOOP, na Prefeitura Municipal, onde será definido o plano de trabalho, definindo as responsabilidades de cada entidade para a realização da feira.