• Flora Quinhones

Frente Parlamentar da advocacia aprovada pela Câmara


Foi aprovada nesta quinta-feira, dia 26, a primeira Frente Parlamentar da Advocacia da Câmara de Vereadores. A proposição colocada pelo vereador Ricardo Blattes, visa, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a defesa da sociedade santa-mariense, e a defesa da classe dos advogados.


A Frente Parlamentar foi aprovada por unanimidade pelo plenário. Além de Blattes, também assinam o documento, o vereadores Getulio Vargas e as vereadoras Roberta Leitão e Marina Callegaro.


Durante a defesa pela constituição da proposição, Ricardo relembrou que a presença de uma bancada de advogados é muito importante para que juntos possam promover o debate em defesa da cidadania através da advocacia. "A criação dessa frente é importante para que tenhamos um canal de comunicação; que possa, além de sugerir novas legislações, ser onde possamos também, nos servir do apoio técnico e do interesse que a advocacia tem pelas proposições legislativas".


A partir da iniciativa, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Maria (OAB-SM), também forma uma comissão interna sua com o objetivo de acompanhar os trabalhos legislativos.


Péricles Lamartine Palma da Costa, diretor da OAB-SM, foi convidado para fazer uma manifestação em tribuna. Durante 20 minutos de fala, o advogado fez um agradecidamente especial a Blattes pela proposição e a toda a bancada de advogados que assina o documento. "Não haverão retrocessos dos serviços da Ordem e não admitiremos retrocessos na defesa, na elevação e na efetivação do Estado Democrático formal e material de Direito. É palavra dessa presidência, em representação a uma categoria de mais de 3 mil homens e mulheres, que naquilo que entenderem pertinente, contem com a Ordem. Esse instrumento é de aproximação e de codificação das linguagens técnicas e aplicação delas, no melhor interesse da população santa-mariense. Estejam cientes que a soberania dos seus mandatos, não será obstada sem que a ordem esteja acompanhando. Em homenagem à democracia e a cidadania.


A procuradora do Estado, Rossana Boeira e outros advogados acompanharam a constituição da Frente Parlamentar das galerias da Sala Coronel Valença. Ela também foi homenageada por Péricles e Blattes.