• Flora Quinhones

HORA13 - COMBATE AO DESMONTE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA COM PAULO BURMANN DA UFSM

Atualizado: 16 de jul. de 2021

No início da tarde desta sexta-feira, dia 21, Blattes trouxe ao programa Hora13 do Canal da Resistência, Paulo Afonso Burmann. Ele que é reitor da Universidade Federal de Santa Maria, veio para compartilhar com o canal, um pouco da sua experiência na administração acadêmica e discutir sobre os desafios das universidades no país e as formas de participação e parceria da academia com a administração pública.

Perguntado sobre o assunto, Burmann afirmou que existe uma guerra ideológica contra a educação, já que a acensão dos movimentos de extrema-direita tem feito ataques muito duros as universidades.

"A educação deveria ser tratada de uma forma muito especial, quando se quer um país livre e soberano. Quando se quer uma população que viva com dignidade, com qualidade, que possa permanentemente postular, melhoria nos seus níveis de vida. Na saúde, na sua qualidade de vida, no seu conforto e nas suas relações sociais e familiares. Isso é um desejo natural do ser humano e infelizmente, nos estamos vivendo exatamente um esforço no sentido contrário. Um desmonte! A desqualificação de forma muito aguda. Basta olhar para essa questão orçamentária", relato o professor.

Blattes também questionou sobre as ações que podem integrar a universidade e poder público. Por sua vez, o reitor deu como exemplo algumas iniciativas da UFSM como a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia - AGITEC, criada a partir de uma demanda de desemprego da cidade e que hoje gera mais de 250 empregos diretos no município. Ele também explanou sobre o geoparque da 4ª colônia, que segundo ele, é um dos projetos mais importantes dos últimos tempos para o desenvolvimento da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Ações que segundo ele são fundamentais para a sociedade e que não poderiam andar sem o apoio da universidade.

Sobre cortes orçamentários, Burmann diz que "a fórmula para operar uma universidade com pouco dinheiro é usar o máximo do recurso disponível, com máximo de objetividade e responsabilidade possível".


Confira essa conversa de 40 minutos na íntegra.

__

Desde o início do mandato, o vereador Ricardo Blattes se propôs a elevar o debate da política em Santa Maria. E embora essa seja a primeira viagem do edil pela Câmara de Vereadores, o parlamentar já demonstra sua capacidade de se destacar trazendo conversas de caráter nacional com figuras importantes da política brasileira e que ajudam no desenvolvimento de propostas para o município. O programa Hora13 acontece toda sexta-feira, às 13h. E pode ser assistido pelo Youtube do Canal da Resistência (Aqui) ou pelo facebook blattes.pt (Aqui).