• Flora Quinhones

LIVE 3: Análise Crítica do plano de governo proposto pelo candidato Marcelo Bisogno

Um documento com cara de plano de governo. Na quarta-feira, dia 07, Blattes fez a 3ª análise crítica de compromissos firmados pelos candidatos à prefeitura e desta vez, a escolhida foi a chapa de Marcelo Bisogno e Fabiano.

Ricardo encontrou muitos pontos positivos nas propostas colocadas em um documento de 27 página que é dividido em 3 frentes de trabalho: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Humano e o Município Digital.

Logo de início, ele destacou a forma como o plano foi construído. Oriundo de discussões com membros dos partidos que formam a coligação e a estruturação do texto. Ele também ressaltou durante a introdução do texto, as principais preocupações propostas pela chapa, que são de uma “gestão inovadora e descentralizada, que utilize preceitos do planejamento estratégico participativo e do conceito de Cidade Inteligente”, além de uma “modernização, transparência, responsabilidade gestacional e do protagonismo cidadão”. Ricardo ainda compara: É a primeira vez que vejo falar em participação.

Durante a apresentação do texto, o candidato ao parlamento, marca diversos pontos que convergem com a linha de pensamento da Esquerda, já que os dois políticos já cruzaram pelo Partido dos Trabalhadores. Como coleta seletiva, educação inclusiva, defesa de uma secretaria se captação de recurso e conselhos de controle social. Além disso, a ampliação do aeroporto de Santa Maria. Está inclusive é destacada como uma importante forma de crescimento econômico da cidade.

Blattes também fez críticas. A principal delas é que são muitas propostas que envolvem recursos financeiro e isso precisa ser pensando. Ele identificou que faltou falar sobre o planejamento urbano. E as soluções que serão dadas ao IPLAN. “Hoje a cidade cresce desordenadamente. Para cima dos morros e eu não vi uma solução clara aqui sobre isso”, julga Ricardo. Já sobre a transparência, ele declara: “ficou muito vaga como fazer essa transparência, mas existe um comprometimento, mesmo que com algumas lacunas”.

A live é finalizada com uma boa opinião critica sobre o plano de Governo da chapa Marcelo Bisogno e Fabiano. Blattes ressalta os pontos de convergência de opinião e ainda convida para o debate de ideias.


Assista a live completa



CLICK AQUI PARA VER O PLANO DE GOVERNO DE MARCELO BISOGNO E FABIANO