• Flora Quinhones

Piso salarial regional é pauta em reunião com Mainardi em Santa Maria

Com as galerias ocupadas por lideranças sindicais, o Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi, esteve na Câmara de Vereadores de Santa Maria para realizar uma audiência pública sobre o piso salarial regional.

O parlamentar defendeu a valorização do salário dos trabalhadores do Rio Grande do Sul a partir do tema "Está na hora de valorizar o salário dos trabalhadores gaúchos - a história e a luta pelo salário mínimo e o piso salarial regional". Em sua fala, Mainardi explicou que o estado possui o menor piso da Região Sul do país.

O vereador Ricardo Blattes defendeu que a política de valorização do salário mínimo deve ser prioridade de quem quer diminuir as diferenças do Brasil. "O que nós temos no país é uma desvalorização do trabalho do cidadão. Então quero parabenizar a assembleia legislativa por estar capilarizando esse debate do centro do Estado".




Mainardi também contestou a visão de que a valorização salarial inibe investimentos produtivos, gera desemprego e reduz a competitividade da economia. Ele sustentou que quando os cidadãos com remuneração mais baixa elevam a sua renda, tem a tendência de utilizá-la em consumo básico, beneficiando toda a cadeia de pequenos e médios negócios, que são os principais setores que criam empregos.


Durante a reunião, também houve manifestações de Dgenne Ribeiro, representante do Cpers, o Eloiz Guimarães, da CUT, Rogério Reis, do Sindicato do Comércio SM e o Tarciel da Silva, do CSP Conlutas.