• Flora Quinhones

Prefeitura realiza reunião com a Comissão Especial do Transporte Público Municipal da Câmara


Representantes dos poderes Legislativo e Executivo pensaram de forma conjunta, em alternativas para a manutenção e a melhoria do transporte coletivo em Santa Maria. Reajuste da tarifa está descartado neste momento A Prefeitura de Santa Maria se reuniu, na tarde desta sexta-feira (25), com a Comissão Especial do Transporte Público Municipal para tratar de pautas relacionadas ao tema e, principalmente, de medidas conjuntas para auxiliar a manutenção e melhorar o sistema de transporte por ônibus no Município. A reunião durou, aproximadamente, 1 hora e 40 minutos e ocorreu no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom. Na ocasião, o chefe do Executivo reafirmou a posição da Prefeitura de não aumentar o valor da tarifa. Diante disso, como já anunciado por Pozzobom, alternativas compensatórias precisam ser propostas. Algumas delas, que começaram a ser discutidas e, para valer, precisam da aprovação da Câmara de Vereadores, devem ser enviadas nos próximos dias para análise do Legislativo. “Durante a pandemia, diversas atividades econômicas foram severamente afetadas, entre elas, o transporte público. Por isso, paralelamente ao processo licitatório, temos que estudar formas de solucionar o déficit financeiro do sistema e evitar que a população que utiliza o sistema seja prejudicada”, afirmou Pozzobom.


A Prefeitura foi representada na reunião pelo procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Jurídicos, Mirela Marquezan, e pelo superintendente de Mobilidade Urbana, Silvio Souza. “Precisamos discutir essas alternativas com a Câmara e com a comunidade. Ninguém quer aumentar a tarifa. Portanto, temos de fazer uma construção coletiva, convergindo e divergindo, mas ouvindo a todos, para que possamos escolher o melhor caminho possível”, comentou Cortez. A Comissão Especial de Transporte Público Municipal é composta pelos vereadores Ricardo Blattes, Pablo Pacheco e Admar Pozzobom, que foi representado na reunião pelo assessor Glauber Rios.

“O transporte coletivo é uma responsabilidade do Poder Público Municipal, que engloba o Executivo e o Legislativo. Então, é salutar que a Prefeitura chame a Comissão para conversar, afinal, o quanto antes ficarmos sabendo sobre o que está sendo feito em relação ao tema será melhor”, avaliou Blattes, que é o presidente da Comissão. O vereador Alexandre Vargas, líder do governo na Câmara, também participou do encontro. Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) Fotos: Flora Quinhones Secretaria Extraordinária de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria