• Flora Quinhones

PREOCUPAÇÃO COM ÁRVORES DA CASA DE SAÚDE FOI PAUTA NOS PRIMEIROS DIAS DE MANDATO



No dia 7 de janeiro, o vereadro Ricardo Blattes no Hospital Casa de Saúde, para conversar com a diretora, Drª. Liliane Pereira e administradora Darciele de Lima. Entre as demandas solicitadas, elas relataram que haviam no pátio do hospital, cerca de 8 arvores mortas que poderiam cair em cima do edifício em qualquer situação de tempestade. Desta forma, colapsando um dos principais centros de saúde da cidade e podendo gerar vítimas.


Sabendo disso, na reunião com o Secretário de Saúde, Guilherme Ribas, foi exposto o problema e foram cobradas providências. A iniciativa visou proteger o local e pessoas de um possível desastre. A solução rápida mostra que o legislativo tem um grande poder resolutivo para demandas importantes e que precisam ser ouvidas pelo executivo.


Confira a notícia divulgada no site da prefeitura após os encaminhamentos do vereador Ricardo Blattes:


"Intervenção foi necessária por questão de segurança de pessoas e edificações do local

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a poda e a supressão de árvores no pátio do Hospital Casa de Saúde e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro Perpétuo Socorro. O serviço começou nesta quarta-feira (27) e deve ser concluído na próxima segunda-feira (1º).

O motivo para a remoção total de árvores é pelo risco de queda em uma área de grande circulação de pessoas, ou até mesmo em cima das edificações. Já o corte de galhos é pelos problemas que as ramificações causam nas calhas e na rede elétrica. Os galhos também dificultavam a passagem de alguns veículos.

Nesta sexta-feira (29), foi utilizado o triturador de árvores para diminuir o volume da galharia, o que facilita o transporte do material arbóreo. O superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, explica que a galharia triturada será utilizada em recomposição de vegetal, feita a partir de compostagem em uma área licenciada em que a Prefeitura descarta resíduos orgânicos, no Bairro Camobi.

“Recebemos a solicitação dos riscos das árvores e dos galhos e fomos ao local para fazer a poda e a supressão. As árvores retiradas estavam todas secas. E usamos o equipamento de triturar madeira, o que economiza em viagens no transporte de galharia, já que reduz o volume de material arbóreo, e conseguimos encher mais a caçamba do caminhão. É uma aquisição valiosa para o Município”, salienta Dotto.

Foram suprimidas nove árvores do local e outras cinco tiveram os galhos podados. Na segunda-feira, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente segue o trabalho de limpeza do pátio, que consiste em triturar mais galharia".

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)

https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/22189-prefeitura-suprime-e-poda-arvores-proximas-ao-hospital-casa-de-saude-e-unidade-de-prontaatendimento