• Flora Quinhones

TRAÇANDO ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE JUNTO A UFSM

Atualizado: 1 de fev. de 2021



Uma cidade inteligente precisa andar ao lado de instituições de ensino renomadas como a que temos em casa, por isso, na manhã desta sexta-feira dia 8, o Vereador Ricardo Blattes realizou uma visita ao gabinete do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann. A reunião foi pautada como um primeiro contato do mandato com a principal instituição acadêmica da cidade, desta forma, foi uma conversa aberta e de entendimento sobre os projetos e ideias que podem vir a convergir com as demandas do município e universidade.


Burmann expôs a dificuldade na construção de uma relação duradoura com a comunidade local. “A relação com a prefeitura é cordial, embora possa ser melhor explorada”, salientou o reitor. Isso porque diferente do que acontece outras cidades em que a UFSM está presente, em Santa Maria, parece haver uma resistência as atividades e parcerias propostas pela instituição.


Blattes colocou o mandato a disposição para construir relações que possam beneficiar a comunidade através dos estudos e tecnologias desenvolvidos pela UFSM. Na oportunidade, ele também pontuou os principais problemas locais, que competem ao poder municipal e desenvolvimento da cidade, como planejamento urbano, gerenciamento de resíduos, mobilidade urbana e esgotamento sanitário.


O Reitor destacou ainda projetos como da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e do Geoparque da Quarta Colônia como exemplos de como a Universidade pode impactar positivamente no desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade, se colocando à disposição e demonstrando interesse na maneira que Blattes busca parcerias entre academia e desenvolvimento da cidade. “A gente precisa de pessoas que enxerguem a Universidade como um potencial para o município”, ressaltou Paulo Burmann.