• Flora Quinhones

H13 - A FEIRA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

Na sexta-feira, dia 06, o Programa Hora 13 do Canal da Resistência trouxe como convidada Irmã Lourdes Dill, para fazer uma conversa sobre as ideias que a Feicoop e a economia solidária trazem para o desenvolvimento sustentável da comunidade.


Blattes fez perguntas sobre o histórico da FEICOOP e do trabalho desenvolvido para o combate a fome através de iniciativas de economia solidária e cooperativismo.


Irmã Lourdes que é educadora popular do das temáticas, também é coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança e do banco da esperança, uma congação que articula os grupos organizados da região central do Rio Grande do Sul e viabiliza a comercialização direta dos produtos produzidos pelos Empreendimentos Solidários no Campo e na Cidade e que fortalecem juntos, com todos os grupos um Novo Modelo de Cooperativismo na proposta Alternativa, Solidária, Transformadora, Autogestionária e do Desenvolvimento Sustentável.


"Eu lembro que quando eu começava o projeto Esperança/Cooesperança, alguns aqui na cidade diziam: isso é um grupo de sonhadores, isso não vai dar certo. E a gente foi lutando e foi lutando. E vou dizer que é com essa teimosia profética que a gente vai avançando. As pessoas que trabalham com a gente, aprendem essa teimosia porque é isso que faz a gente não desistir", relata a irmã sobre os desafios encontrados pela Feicoop ao longo dos anos.



Confira live completa: