• Flora Quinhones

Blattes conversa com Daniel Balaban sobre o combate a fome

Atualizado: 16 de jul. de 2021


No início da tarde desta sexta-feira, dia 14, Blattes trouxe ao programa Hora13 do Canal da Resistência, Daniel Balaban. Ele que é Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do UN/WFP - Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil, veio para trazer um pouco da sua experiência sobre o combate a fome e o que pode ser feito quanto a problemática no Brasil.


Segundo Balaban, o país já foi visto como exemplo internacional de políticas públicas para o combate à fome, no entanto, hoje lida com quase 20 milhões de pessoas impactadas pela falta de alimento.


"A grande maioria dos países entenderam que eles jamais vão conseguir sair da extrema miséria se não investirem recursos fortemente em educação e na sua própria população através de políticas sociais", afirma o economista.


Além disso, Blattes trouxe perguntas relacionadas aos altos investimentos no grande agronegócio e a quebra de pequenos agricultores que garantem a alimentação da maioria dos brasileiros. Também trataram sobre o papel da ONU contra a insegurança alimentar e a paz, o combate de fake news sobre a vacina e os investimentos na educação. Conforme o ex-presidente do FNDE/MEC, o Brasil tem um dos melhores programas de alimentação escolar do mundo. Isso porque ele é universal, ou seja, todas as crianças da escola pública tem direito a receber alimentação. O incentivo começa desde os 6 meses, com as crianças que estão nas creches, até adolescentes no ensino médio. O mesmo não acontece em outros países no mundo. Balaban afirma que essa é uma das políticas públicas fundamentais que tirou o Brasil do mapa da fome.


"São politicas de Estado que o Brasil levou muitos anos para conquistar. Então não pode deixar que algum aventureiro, seja ele quem for, queira destruir e não colocar nada no lugar", finaliza o especialista.


Balaban também diz ser um otimista quanto a temática. Segundo ele, o momento é de reflexão para a população pensar o que pode ser feito para melhorar o país, o estado e consequentemente o mundo.


Live completa com Daniel Balaban

__

Desde o início do mandato, o vereador Ricardo Blattes se propôs a elevar o debate da política em Santa Maria. E embora essa seja a primeira viagem do edil pela Câmara de Vereadores, o parlamentar já demonstra sua capacidade de se destacar trazendo conversas de caráter nacional com figuras importantes da política brasileira e que ajudam no desenvolvimento de propostas para o município. O programa Hora13 acontece toda sexta-feira, às 13h. E pode ser assistido pelo Youtube do Canal da Resistência (Aqui) ou pelo facebook blattes.pt (Aqui).