top of page
  • Flora Quinhones

Cidades inteligentes com Marcos Mazoni

No início da tarde desta sexta-feira, dia 16, Ricardo Blattes trouxe ao programa #Hora13 do Canal da Resistência, Marcos Mazoni. Ex-diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e entusiasta em software livre.


A conversa buscou tratar de uma forma didática sobre como funcionam os software livre e como esses sistema é sincronizado com os serviços municipais de modo a promover cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.


Segundo o especialista, software livres são sistemas operacionais de computadores com inúmeras finalidades. Uma delas é a coleta e distribuição de dados com o objetivo de otimizar serviços públicos, como trafego de trânsito ou estoque de medicamentos.


O mais importante disso é a gente imaginar uma cidade que tem muita tecnologia, mas a serviço das pessoas e de um controle público. Não só pela transparência, mas pela ação, pela atuação e pelo incentivo da democracia em si. Fazendo com que as pessoas se apropriem da cidade e ai ela se transforma em uma cidade inteligente para todos e sustentável para o planeta.


A live foi transmitida pelo Canal da Resistência e Blattes.pt onde a comunidade pode participar enviando perguntas. Uma delas foi enviada Leonardo Carlos no YouTube que questionou sobre códigos livres serem a garantia da urna eletrônica. Mazoni assegurou que o processo eleitoral é feito a partir de códigos livre e que existem momentos onde esse sistema é fechado para ser feita a transmissão de dados, sendo uma rede muito segura para o processo eleitoral.


Blattes também questionou sobre a dificuldade de implementar politicas públicas de tecnologia, sob pena de ser tachado como uma "pauta comunista". E sobre os perigos de ter a Procergs privatizada. Nesse sentido, Marcos, que também já foi diretor do órgão, explicou que é essa situação é preocupante, uma vez que caso aconteça, teremos todos os dados dos gaúchos expostos a uma empresa privada, que poderá fazer o que quiser com essas informações.


Veja live completa


Essa live foi transmitida pelo Canal da Resistência com produção do mandato do Vereador Ricardo Blattes. Em parceria para a retransmissão, estão as páginas do Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi, Deputado Federal Paulo Pimenta e Misiara Oliveira

__

Desde o início do mandato, o vereador Ricardo Blattes se propôs a elevar o debate da política em Santa Maria. E embora essa seja a primeira viagem do edil pela Câmara de Vereadores, o parlamentar já demonstra sua capacidade de se destacar trazendo conversas de caráter nacional com figuras importantes da política brasileira e que ajudam no desenvolvimento de propostas para o município. O programa Hora13 acontece toda sexta-feira, às 13h. E pode ser assistido pelo Youtube do Canal da Resistência (Aqui) ou pelo facebook blattes.pt (Aqui).




bottom of page