top of page
  • Flora Quinhones

Blattes formaliza pedido de demandas para novo Presidente do IPLAN

Na tarde desta sexta-feira, dia 1 de julho, o Vereador Ricardo Blattes realizou uma reunião de trabalho com o novo Presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Eduardo Mielke. O objetivo da conversa foi tratar sobre os principais temas de envolvimento do mandato no que tange o planejamento e a mobilidade urbana, também a revitalização do prédio da Câmara de Vereadores e da Casa de Cultura, assim como a gestão e coleta de resíduos. Na oportunidade, o vereador Ricardo Blattes contextualizou a relação feita com a autarquia no último ano, onde foram enviadas duas emendas impositivas destinadas para o instituto. Ele também reforçou as demandas firmadas com o ex-Presidente Daniel Pereyron e entregou um documento formalizando os requerimentos, que visam dar encaminhamento às solicitações já enviadas ao IPLAN. Uma das requisições do vereador Blattes é o projeto de revitalização da Casa de Cultura, uma vêz que existe a possibilidade do Tribunal de Contas do Estado assumir a responsabilidade financeira, após tratativas com a presidente da entidade, Helena Nogueira, durante o evento no Fórum de Santa Maria no dia 24 de junho, houve sinalização de interesse para contribuição - ainda não existe nenhuma formalização de parceria. Mielke disse que está atento a todas as demandas e o Iplan está passando por uma reestruturação para criar condições de pesquisas que irão auxiliar na construção do planejamento urbano. Além disso, existe a proposição de aproximação com as secretarias do município e com a comunidade, com o objetivo de fazer um trabalho de conscientização, voltado inclusive para a preservação do meio ambiente. "A gente quer fazer um trabalho para olhar a cidade de cima e poder analisar todas as ferramentas que temos e como podemos usar. Antes cada coisa estava par um lado e agora estamos agrupando tudo", explicou o presidente. Confira demandas encaminhadas ao IPLAN pelo vereador Blattes


a) Que o Instituto de Planejamento de Santa Maria participe do processo de revitalização da Câmara de Vereadores, fazendo visitas in loco para perceber as necessidades do prédio, bem como os encaminhamentos que precisam ser dados para solucionar as demandas do prédio que além de histórico é um patrimônio tombado e faz parte da história de Santa Maria.

b) Que o Instituto de Planejamento de Santa Maria auxilie de forma técnica na revitalização e restauração do prédio da antiga Casa de Cultura localizado na Praça Saldanha Marinho.

É importante referir que a estrutura já foi de propriedade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, sediando inclusive, o Forum de Santa Maria.

Por essa razão, há tratativas para que o Tribunal de Justiça aloque recursos com o objetivo de fazer a revitalização, mas é necessário um projeto técnico. Dessa forma, se solicito que o Instituto de Planejamento se envolva diretamente na questão.

c) Que o Instituto de Planejamento contribua de forma efetiva no tema da coleta de resíduos sólidos em Santa Maria.


O documento também retifica a s solicitação que todos os requerimentos elencados(a,b e c) sejam respondidos de forma direta sobre a possibilidade e interesse do Instituto de Planejamento de Santa Maria em se envolver em cada temática, informando o servidor responsável por cada tarefa, bem como o planejamento do Instituto sobre cada item, com prazos e plano de trabalho. Participaram da reunião a vice-presidente, Jessica Corsini Vieira, o assessor Astrogildo Brum Silveira, Assistente Administrativo Jaciara Medianeira Godoi e a gerente, Lucia Emiko Murakami


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page