• Flora Quinhones

Equipe do mandato

Atualizado: 10 de jan. de 2021

A equipe de mandato está formada e pronta para trabalhar. Com profissionais qualificados e engajados com a justiça social, contamos com:



Fernando Marques é arquiteto e urbanista formado pela UNISINOS e com ampla experiência de na gestão pública de políticas ambientais.

Foi Chefe da ECCPV - Equipe de Controle e Combate a Poluição Visual, da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre, e posteriormente Chefe de Gabinete do Presidente da FEPAM-RS.

Também fez parte da Assessoria de Licenciamento Ambiental e posteriormente foi Superintendente do IBAMA no Rio Grande do Sul.

Por sua experiência, em 2010 foi nomeado Diretor de Qualidade Ambiental e Vice-Presidente do IBAMA, função que exerceu até 2015.

Desde 2016 é consultor ambiental e foi o Coordenador-Geral da campanha que elegeu Blattes Vereador.


Fernando Marques atuará como Chefe de Gabinete do mandato, e além da representação institucional e coordenação política, atuará na relação com o setor produtivo.



Carlos Cunha é Advogado - OAB/RS - 87909, com pós-graduação em Processo Civil pela Damásio de Jesus. Também é filiado ao PT desde 2006, sendo o 2º Vice-Presidente do partido na atualidade.


Ele tem um vasto conhecimento sobre a Câmara de Vereadores, uma vez que foi Chefe de Gabinete desde 2013.


Carlos Cunha atuará como assessor parlamentar, responsável pela coordenação administrativa do mandato, agenda e relação com conselhos e sindicatos.



Flora Quinhones é jornalista, apaixonada por estratégias de comunicação. Sua vida profissional começou cedo, quando tinha 16 anos.


Desta forma, trabalhou com eventos sociais, fotografia e edição de imagem durante 5 anos. Ao longo da faculdade, acumulou experiências de estágios, trabalhando na assessoria de impressa da Feira Do Livro e Universidade Franciscana, Rádio Imbuí com o programa Alvorada e UFNTV. Ela também realizou intercâmbio acadêmico na Universidade da Beira Interior - Portugal e teve uma experiência cultural em mais 6 países. Ao voltar, dedicou sua atenção as habilidades de social mídia e marketing digital, trabalhando com diversas empresas e assessorando o lançamento de um curso, como produtora de vídeos para YouTube.


Flora Quinhones, será responsável pela assessoria de imprensa, assim como todos os formatos de divulgação e comunicação do mandato.



Giovano Felipin é formando em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, pesquisador do Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente, e aluno internacional egresso da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.


É entusiasta das novas tecnologias da informação e do estudo econômico do desenvolvimento social. Politicamente, iniciou em 2016 sua trajetória no movimento estudantil universitário, integrando os quadros dirigentes do Diretório Livre do Direito desde então. Por fim, possui experiência de estágio profissional em órgãos públicos e escritórios de advocacia.


Giovano Felipin irá atuar como assessor legislativo, no qual ficará responsável pela prospecção de projetos, relação com movimentos de juventude e relatórios de atuação parlamentar.



Maria Elisabete Rezende Pinheiro é líder comunitária, militante e dirigente partidária. Filiada ao PT desde 2001, iniciou sua trajetória nos movimentos sociais em 1998.


Elisa foi Coordenadora da Comunidade Ecumênica Bom Pastor, Promotora Legal Popular (Atendimento a mulheres vítimas de violência), Coordenadora do Conselho Popular do Bairro Nova Santa Marta (Governo Olívio Dutra), Presidente da Associação Comunitária Alto da Boa Vista e Maristas (início em 2005), Presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Marista Santa Marta, Presidente da Associação de Pais, Alunos e Funcionários (APAF) Escola Adelmo Simas Genro, Membra do Conselho de Lideranças Populares, Escolas e ONG’s da Nova Santa Marta, Membra da Coordenação Geral da União das Associações Comunitárias de Santa Maria e Membra da Diretoria do Conselho Local de Saúde (Região Oeste).


Na gestão pública foi das equipes administrativas da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da 8ª Coordenadoria Estadual de Educação; e de 2014 até 2020 foi assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Santa Maria.


Elisa Pinheiro irá atuar como Assessora Comunitária e será responsável pelas relações com comunidades, associações de moradores e coletivos, pelo acompanhamento de demandas e pelo mapa de atuação do mandato.