top of page
  • Flora Quinhones

Escola ganha o nome de Circe Terezinha da Rocha

Na sessão desta terça-feira (08), os parlamentares aprovaram PROJETO DE LEI Nº 9493/2022, de autoria da vereadora Luci Duartes (Professora Tia da Moto) que denomina de E.M.E.I. Circe Terezinha da Rocha, uma escola localizada na Rua C, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.


A autora da matéria frisou que Circe Terezinha da Rocha foi uma professora e uma sindicalista de alto nível. “Uma pessoa que dedicou, praticamente, toda sua vida em defesa de uma categoria, de uma educação de qualidade”. E finalizou dizendo que “são pessoas como essa que merecem ter seu nome eternizado”. De forma unânime, o projeto foi aprovado pelo parlamento. Quem foi Circe Rocha?

Professora aposentada e ex-vereadora, Circe Terezinha da Rocha teve uma história de vida dedicada em favor da educação pública e dos direitos dos professores em Santa Maria desde a antiga Associação dos Professores Municipais (APM), foi uma das fundadoras do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) onde participou das primeiras gestões. Foi eleita vereadora em 2000, exercendo um mandato, optando por não buscar a reeleição. Mesmo afastada da coordenação sindical, sempre esteve presente nas lutas da categoria e na vida política de Santa Maria.


Professora de História, atuou em diversas escolas, ocupando também o cargo de coordenadora pedagógica. Circe foi e será lembrada como uma grande historiadora e líder sindical em defesa dos trabalhadores.

bottom of page