top of page
  • Flora Quinhones

Moeda Mumbuca como exemplo para o Brasil

No início da tarde desta sexta-feira, dia 28, Blattes trouxe ao programa #Hora13 do Canal da Resistência, Diego Zeidan. Ele que é vice-prefeito de Maricá (RJ), veio para compartilhar com o canal um pouco da sua experiência sobre economia solidária.


O objetivo da conversa foi discutir sobre o sucesso da Moeda Social Mumbuca, implementada na cidade desde 2013 para fomentar a economia local. Assim como os desafios encontrados para a implementação de projetos relacionados a economia solidaria.


"Essa é a política que a gente acredita. De ter o povo no centro do Estado e das políticas públicas. E o Mumbuca é exatamente isso. É um programa que da oportunidade não só para as pessoas terem sua renda garantida pelo Estado. Ninguém precisa passar fome em Maricá! É da pessoa ter essa segurança alimentar, o pão de cada dia. Não só a questão financeira social da moeda, mas também têm o benefício econômico. Porque com isso, não só as pessoas têm o seu poder de compra garantido, como também as empresas passam a faturar mais. Aumentam sua margem de lucro, cria emprego. É um programa que investe não só na questão social, mas econômica", relata Zeidan.


Durante a conversa, o vice-prefeito explicou como a moeda funciona e como o sistema financeiro gira dentro da cidade. A forma de cadastramento, quem são os beneficiados e qual a realidade de retorno da moeda para a população de Maricá.


Durante a conversa, Blattes e Diego também conversaram sobre o transporte coletivo de Maricá, que é o único no Brasil que oferece gratuidade para toda a população. Sobre projetos futuros, Zeidan afirma que os próximos investimentos serão na área da Educação. Segundo o vice-prefeito, existe um planejamento para que se crie incentivo contra a evasão escolar, através de mecanismos econômicos advindos da economia solidária.


Confira live completa:

__


Desde o início do mandato, o vereador Ricardo Blattes se propôs a elevar o debate da política em Santa Maria. E embora essa seja a primeira viagem do edil pela Câmara de Vereadores, o parlamentar já demonstra sua capacidade de se destacar trazendo conversas de caráter nacional com figuras importantes da política brasileira e que ajudam no desenvolvimento de propostas para o município. O programa Hora13 acontece toda sexta-feira, às 13h. E pode ser assistido pelo Youtube do Canal da Resistência (Aqui) ou pelo facebook blattes.pt (Aqui).



bottom of page