• Flora Quinhones

Novas ideias e um novo caminho na apresentação de filiações do PT

O vereador Ricardo Blattes promoveu uma atividade de formação partidária com presença de Tarso Genro. A atividade que ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 18, teve o objetivo de apresentar e dar boas vindas às 17 novas filiações ao Partido dos Trabalhadores.


A reunião contou com quase 90 pessoas ao longo de duas horas. Em sua manifestação, Blattes agradeceu e salientou a importância da presença de Tarso no encontro, destacando-o com uma importante liderança do partido, referência política para esquerda, e suas raízes em Santa Maria, onde se formou em Direito pela UFSM e exerceu seu mandato, de Vereador, eleito em 1968. Tarso Genro também foi deputado federal constituinte, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre, Ministro da Educação e Ministro da Justiça dos governos Lula e Governador do Rio Grande do Sul.


O vereador promoveu na plenária, um sentimento de novas ideias e um novo caminho para a política praticada pelo grupo. “Esse mandato aqui representa a continuidade de mandatos de pelo menos 45 anos. São vários nomes que eu tive o privilégio de ter o apoio e sei da responsabilidade. Com certeza são essas figuras que fazem com que a gente se mobilize pela política”, afirma Blattes.


Em sua fala, Tarso Genro destacou que o PT integra um conjunto de forças politicas que vieram da coletividade e se afirma como um projeto que quer renovar a ideia do socialismo e da democracia. “Mas esse percurso que foi feito pelo PT nesse período, ele está bloqueado pela direita neofascista. A nossa tarefa é extremamente nobre e historicamente difícil. Quem está aqui hoje, aceita o desafio politico, teórico, ideológico que é a retomada da construção do Partido dos Trabalhadores,” reforçou o ex-governador.


O deputado federal Paulo Pimenta, Presidente do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul fez um breve contexto sobre como se dá a representatividade do Brasil nas esferas sociais e internacionais. Segundo ele, o futuro de todos os países da América do Sul dependem das decisões que ocorrem no governo brasileiro. “Se nós não tivermos a capacidade de construir uma rede organizada, com capacidade critica, com análise e leitura da conjuntura, com o mínimo de formação politica ideológica, que possa dar conta de compreender o que está acontecendo no Brasil e no mundo; nós mais uma vez, seremos uma presa fácil” . Pimenta ainda destacou que responsabilidade de Blattes vai além da representação parlamentar, mas é fundamental para construção partidária.”


As boas vindas tiveram o reforço do Jorge Buchabiqui, referencia entre os advogados progressistas e de esquerda no Rio Grande do Sul, um quadro partidário que fez parte do Conselho Federal da OAB e foi Secretário Municipal e Estadual de Administração nos governos de Olívio Dutra. Buchabiqui, tratou da relação direta entre a advocacia, política e o papel da atuação legislativa e partidária como complementares: “Mandatos parlamentares como o do Blattes são absolutamente fundamentais para reconstruir o caminho, com bases mais sólidas, para a retomada do poder político através do voto, e a retomada da tarefa de governar esse país.”


Também presente, a Irmã Lourdes Dill enfatizou a importância de reuniões de formação para a construção de ideias em coletividade.


Além destas lideranças, falaram os novos filiados Giorgio Forgiarini e Felipe Mainardi, além dos dirigentes do partido, Luiz Henrique Heidel (Secretário Estadual de Formação Política), Paulo Conceição (Coordenador da Regional Centro do PT) e Sidinei Cardoso (Presidente do PT de Santa Maria) e Leonardo Carlos (Juventude Estadual do PT) e o Deputado Estadual Valdeci Oliveira. Em suas falas, trataram da vontade de reestruturação do Partido e a inspiração para construir um trabalho conjunto para um país e um estado melhor. Entre os objetivos está a retomada de uma agenda propositiva em relação às ações sociais e o cuidado com as diversas minorias da população brasileira.



Veja a lista de novos filiados apresentados pela atividade de formação


  • AYLA ANTUNES GARCIA - Estudante de Pedagogia na UFSM - Bairro Dores

  • BRENDA CAROLINA C. DA ROSA - Estudante de Administração - Bairro Nova Santa Marta

  • CLAUDIA DA SILVA ROSA - Bairro Nova Santa Marta

  • FÁBIO FLECK BORBA - Advogado Criminalista - Bairro Dores

  • FÁBIO MULLER - Professor e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Bairro Camobi

  • FELIPE B. DALLA VALLE - Coordenador Geral do Diretório Livre do Direito (UFSM). Bairro Fátima

  • FELIPE MAINARDI - Técnico Industrial Hidrologia, funcionário da CORSAN – Bairro Bom Fim

  • FLORA BORIN QUINHONES - Jornalista e Assessora Parlamentar - Bairro Salgado Filho

  • GABRIEL SOARES - Acadêmico de Direito - Bairro Itararé

  • GIORGIO FORGIARINI - Advogado. Professor da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS) - Bairro Dores

  • GIOVANO FELIPIN - Bacharel em Direito pela UFSM e Assessor Parlamentar - Bairro Pinheiro Machado

  • ISAIAS FRIGI TASCHETTO - Tele Entregador, Autônomo - Bairro Dores

  • KELLY DIANA DOMINGUES DO NASCIMENTO - Bairro Nova Santa Marta

  • LUIZA RAQUEL DA SILVA DE BRITO - Bairro Nova Santa Marta

  • PEDRO BAJOTTO FILHO - Gerente de Projetos da área de Tecnologia da Informação -Bairro São José

  • WESLEY DA SILVA - Funcionário da empresa Intecsol - Bairro Nova Santa Marta

  • WAGNER J. LOPES COSTA - Servidor público da CORSAN - Bairro Centro