top of page

CETRANS E ATU DISCUTEM FORMAS DE SUBSÍDIO PARA TRANSPORTE PÚBLICO

  • Flora Quinhones
  • 20 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

ree

A Comissão Especial de Transporte Público (Cetrans), esteve em reunião com a Associação de Transportadores Urbanos de passageiros de Santa Maria (ATU), nesta quinta-feira, dia 20. Estavam presentes, os representantes das empresas de transporte público. O objetivo da reunião foi questionar a visão dos empresários sobre o atual modelo de transporte da cidade e quais melhorias podem ser feitas.


O vereador Ricardo Blattes, presidente da Cetrans também fez perguntas sobre o processo licitatório. Qual a relação das empresas com o Conselho Municipal de Transportes? Como é planejando o número e extensões das linhas de ônibus? Além disso, o parlamentar perguntou sobre de que forma há uma relação do transporte coletivo com o planejamento da cidade.


Todos os representantes manifestaram uma vontade de oferecer um serviço de qualidade, no entanto, isso tem um preço tarifário. Para solucionar o problema, os empresários apontaram ideias de subsídio para o transporte, assim como melhorias que devem estrar para a discação da temática.


Manifestações dos empresários

ree

Luiz Fernando Maffini (Salgado Filho), iniciou as respostas sinalizando a importância de se ter vias preferenciais para ônibus, onde o veículo possam aumentar a velocidade e ter agilidade no atendimento aos passageiros. Sobre o conselho, ele considerou que a entidade tem atendido bem a sua função. Ele também fez uma sugestão de que a UFSM contribua com a busca de recursos para o subsídio do sistema já que esta diretamente ligada a circulação de estudantes.


ree

Victorino Saccol (Expresso Medianeira), explicou que as linhas de transporte foram feitas a partir de negociações com a UAC e a necessidade da população. Ele relatou que 1/3 do valor que o usuário paga pela passagem é para custear a gratuidade ou a redução de tarifa para outros usuários. Lembrou também que a responsabilidade do transporte público é da Prefeitura Municipal e disse que, muitas vezes, essa responsabilidade recai sobre as empresas prestadoras de serviço. O empresário considera que é fácil fazer um projeto, mas, na prática, é preciso escutar as necessidades da população. Sobre as linhas suburbanas, Saccol pediu que a comissão tenha um capricho especial, porque no campo, a maioria das pessoas é idosa e tem gratuidade. Desta forma, é preciso encontrar outra maneira subsidiar o serviço.


ree

Edmilson Gabardo (Gabardo), afirmou que as empresas são apenas operadores e tudo o que for colocado no contrato como exigência será cumprido, mas isso tudo tem um preço e quem paga é o passageiro. "Se nós não tivermos uma outra fonte de recurso, para o pagamento da tarifa, nós não vamos conseguir ter um transporte coletivo razoável", afirma o empresario. Ele estimou que hoje, a tarifa custaria quase 7 reais, ao somar as despesas do transporte coletivo. Gabardo também defendeu o reequilíbrio econômico pago pela prefeitura para as empresas, após a redução de passageiros com a pandemia. O valor pago foi de 5,7 milhões, mais 18 parcelas de 157,2 mil. Mas segundo o empresário, deste valor das parcelas, retorna por mês para a prefeitura, 80 mil reais de ISSQN. Por isso, ele fez um pedido para que a Câmara de Vereadores faça um estudo para incluir esse valo na tarifa da população.




O presidente da comissão, vereador Ricardo Blattes, reforçou que o objetivo da comissão é apontar soluções, já que o transporte público municipal está entre as competências exclusivas do Executivo. Na próxima semana, dia 27, às 9h, os edis receberão os taxistas.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Redes Sociais

2018 Lab1188.jpg
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Sobre

Ricardo Lovatto Blattes, 44 anos, gaúcho de Santa Maria em Brasília, advogado, contador, consultor , político e pesquisador.

Santa Maria

SCN  1 Bloco  E​    Sala 1617

Brasília - DF

Rua Floriano Peixoto, 1000/73

Santa Maria - RS

bottom of page