top of page
  • Flora Quinhones

Blattes entrega documento ao prefeito cobrando mudanças para a mobilidade urbana


Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

O vereador Ricardo Blattes esteve presente na assinatura da sanção dos Projeto de Lei que visam aportar recursos no sistema de Transporte Público de Santa Maria. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 15, na prefeitura com a presença do Prefeito Jorge Pozzobon, presidente da Câmara de Vereadores , Valdir Oliveira e o Secretário de Mobilidade Urbana Orion Ponsi e o Porcurador-Geral do Município Guilherme Cortez.


Na oportunidade, Blattes entregou ao prefeito e demais autoridades, um documento de cobranças para que seja enviado imediatamente à Câmara de Vereadores, propostas que vem sendo elaboradas desde 2021 nas dicuções feitas pela Comissão Especial de Transportes Público e que ja foram entregues ao executivo.

"É de suma importância que o tema do transporte público seja encarado como uma política pública permanente, pensada e planejada e não apenas com projetos de lei paliativos. É inadmissível que o Conselho Municipal de Transportes se reúna apenas para discutir o valor da tarifa e a planilha feita pelos técnicos da Prefeitura Municipal. Esse orgão precisa tratar de toda Mobilidade Urbana envolvendo mais segmentos como os aplicativos, os fretes, as vans, os estacionamentos rotativos e os mototaxistas", diz Ricardo.

Veja os apontamentos feitos pelo documento entregue ao prefeito: a) Que seja enviada IMEDIATAMENTE uma proposta de reformulação do Conselho Municipal de Transporte, transformando o colegiado em Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.


b) Que o financiamento do Transporte Público seja tratado de forma transparente e debatido com a sociedade. Independente do custeio se dar por um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana ou por uma dotação específica dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana, é necessário que o Poder Executivo traga na Lei Orçamentária Anual 2023, os recursos que serão aportados no sistema de forma clara e que a peça orçamentária possa ser amplamente discutida com todos os segmentos.

c) Que seja apresentado pelo Secretario de Mobilidade Urbana, o estudo que retirou as linhas desativadas, bem como o planejamento realizado pelo Poder Executivo para realização de novos trajetos.

d) Da mesma forma, solicita-se que o Poder Executivo Municipal envie o estudo realizado de quantos abrigos de ônibus estão em condições, quantos abrigos de ônibus precisam de reparos e o planejamento e prazo para recuperação das estruturas.

e) Que seja enviado a Câmara de Vereadores o estudo feito pela empresa Pró-cidade que irá nortear o Termo de Referência da licitação do transporte público. Também participaram da reunião os vereadores Givago Ribeiro(PSDB), Admar Pozzobon(PSDB), Adelar Vargas (MDB), Lucia Duarte(PDT), Lorena Santos(PSDB).



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page