• Flora Quinhones

Blattes vai a Alegrete participar de Jornada do Meio Ambiente

Atualizado: 22 de jun.

Vereador Ricardo Blattes participa, nesta quarta-feira, dia 22, do Seminário: Jornada do Meio Ambiente "Construindo uma Nova Consciência" em Alegrete. O evento reuniu pessoas do Estado inteiro, sendo ministrado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Alegrete, Anilton Oliveira. Acompanhado do vereador Givago Ribeiro, o objetivo da participação visou aprender e trazer ideias para a gestão de resíduos e meio ambiente de Santa Maria.

Durante a manhã, dois painéis aconteceram. O primeiro com a Profª. Drª. Paula Mirela Almeida Guadagnin (IFFar) que fez uma apresentação sobre os principais desafios enfrentados na preservação da fitogeografia e biodiversidade do Pampa.

O segundo painel trouxe o Dr. Eduardo Fleck, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DMLU de Porto Alegre, para tratar sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na oportunidade Blattes fez 3 questionamentos: Quais as formas de se implementar política pública que relacionam a compostagem com as hortas urbanas. Também pediu uma avaliação sobre a contratação de associações de catadores e como tratar a educação ambiental na sociedade como um todo.


Fleck respondeu que o município precisa se envolver na educação ambiental. Os processos de hortas comunitárias são um ótimo exemplo de ação para o combate a fome, mas precisam ter financiamento, sendo uma tentativa valida de implementação. Já sobre os catadores, ele explicou que existiu uma ação voltada para a categoria no plano de gestão de Porto Alegre, mas o processo foi um pouco polemico, desta forma explicou que a iniciativa é importante, desde que seja feito de maneira organizada e com compromisso.

Durante a tarde, a Profª. Drª. Nina Simone Vilaverde Moura do Instituto de Geociências/UFRGS, apresentou o Projeto do Atlas Ambiental de Alegrete como exemplo de proposta para preservação do meio ambiente. Na oportunidade, Ricardo questionou como foi o processo de construção do Atlas sem uma atualização de dados feita pelo sensu, quanto tempo demorou sua execução e como serão realizadas as próximas atualizações do material.


Nina explicou que o processo depende do número de instituições participantes do projeto e das necessidades da equipe, mas, em geral, o processo dura 4 anos. Já sobre a atualização, será feita conforme os dados do senso puderem ser disponibilizados.




Confira a Programação completa abaixo:


Manhã

8h30min – Recepção e Abertura da Jornada pelo Meio Ambiente.

9h - Aspectos da fitogeografia e biodiversidade do Pampa

Profª. Drª. Paula Mirela Almeida Guadagnin - IFFar

10h - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Dr. Eduardo Fleck - Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DMLU/POA


Tarde

14h - Pavimentação Urbana: Novas soluções para velhos problemas.

Prof. Dr. Jaelson Budny e Profª. Drª. Fernanda Bianchi Ferreira da Costa / Mediação: Prof. Dr. Ederli Marangon. - UNIPAMPA/Campus Alegrete

15h30min – Apresentação do Projeto do Atlas Ambiental de Alegrete e proposta para demais Municípios da região.

Prof. Dr. Nelson Gruber e Profª. Drª. Nina Simone Vilaverde Moura - Instituto de Geociências/UFRGS

17h30min - Tecnologia inovadora e consolidada para soluções de alta viabilidade financeira na gestão de resíduos sólidos.

Eng. Helmut Johan Ducatti Flister e Eng. Delmar Henrique Brauwers - EKT Global