top of page
  • Flora Quinhones

Câmara faz homenagem aos 50 anos da Ulbra

Reconhecida pela excelência acadêmica e qualidade de ensino, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) completa, neste dia 16 de agosto, 50 anos de existência. Para celebrar o cinquentenário o vereador Ricardo Blattes propôs uma moção de Congratulações para a instituição. A proposta foi aprovada pelo plenário e contou com a presença do diretor da universidade, Mauro Luiz Cervi, servidores e professores da instituição.

Como marca do aniversário, a instituição aderiu a um selo comemorativo, eleito pela

comunidade. A principal atividade do cinquentenário foi a campanha de arrecadação de alimentos Faça o Bem: Uma campanha em parceria com o Banco de Alimentos, que arrecadou 50 toneladas de mantimentos.


Em defesa, Blattes tratou sobre a importante representatividade que a Ulbra tem exercido em diversos Estados como uma instituição de ensino qualificado. Com nove campi universitários no Rio Grande do Sul e mais de 100 polos de educação a distância (EAD) distribuídos em todas as regiões brasileiras, a Ulbra assume como missão ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. Reforçou também, a disposição de a instituição participar de fóruns e conselhos em Santa Maria, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade.

"Os profissionais da Ulbra e a Ulbra se colocam a disposição de Santa Maria, então é de merecimento uma congratulação por parte da comunidade através de uma moção. Uma singela homenagem por esses 20 anos presentes e 50 anos de história. Vida longa a Ulbra, vida longa a educação em Santa Maria", felicitou Blattes.

Entrega da moção

No dia 03 de setembro, o vereador Ricardo Blattes esteve na Ulbra, na presença do Reitor Thomas Heimann, o Vice-reitor Adriano Chiarani, o Diretor Mauro Cervi e o Capelão Maximiliano Wolfgram para fazer a entrega da Moção de Congratulações em homenagem aos 50 anos da instituição.

Na oportunidade aproveitou para tratar sobre a participação da Ulbra no Comitê do Meio Ambiente e no fortalecimento do debate na cidade com a participação das universidades.

Sobre a Ulbra Santa Maria

A Ulbra iniciou sua história no ensino superior de Santa Maria em agosto de 2002, com a instalação de cinco cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação.

A potência do setor nessa região do Estado levou, após análise de demanda e tendências, à instalação de novos cursos a partir de 2005: Educação Física, Fisioterapia e Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

A par de sua atuação na área do ensino (graduação e pós-graduação), a Ulbra Santa Maria tem desenvolvido pesquisas no campo da Gestão (pública e privada), Arquitetura e Urbanismo (desenvolvimento de habitação popular sustentável) e na Educação Física (ciência do movimento).

Sua interação com a comunidade se dá, notadamente, por projetos de extensão na área do Patrimônio Histórico e Cultural; Cidadania e Mediação; Psicologia Social; Desenvolvimento de Softwares e Ações Especiais com Terceira Idade (Fisioterapia, Estética, Educação Física).



bottom of page