• Flora Quinhones

Blattes segue com agenda de combate a fome com Daniel Balaban (ONU/WFP)

O segundo dia de reuniões em Brasília do vereador Ricardo Blattes, começou tratando sobre os mecanismos de combate a insegurança alimentar com Daniel Balaban - Diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU/WFP (World Food Programme).


Blattes levou ao representante, pautas que tratam sobre as formas que a municipalidade pode se integrar nos programas de soberania alimentar e combate à fome e miséria da ONU.



Entre os assuntos, também estavam a possibilidade da entrada de Santa Maria na Rede latino-americana pela alimentação saudável, já tratada com a FAO anteriormente. Nesse sentido, a agenda demandou sobre formas de Santa Maria conseguir apoio técnico para que o município possa se compromete com alguns objetivos; como garantir que a merenda escolar venha da agricultura familiar e garantir que a partir da coleta seletiva de resíduos orgânicos, possa se criar um programa de agricultura urbana e periurbana, entre outras ferramentas de fomento.


Balaban demonstrou interesse da organização realizar uma parceria direta com Santa Maria. Nesse sentido, ficou estabelecido que o vereador, ao retornar para cidade, irá articular com a prefeitura e demais setores interessados no projeto, a possibilidade de entrada no programa. Assim, a iniciativa será desenhando conforme as necessidades do município, definidas nessa sequência de agendas que começam logo com o retorno de Ricardo.

“É de fundamental importância que a partir dessas conversas, o município também sinalize o interesse. Eu sou um membro do parlamento e estou fazendo esse papel de articulação, mas é evidente que tudo depende da vontade do executivo de dar continuidade e abraçar a causa junto com a gente” explica Blattes.