top of page
  • Flora Quinhones

OAB/SM completa 90 anos

Na tarde desta quinta-feira, dia 23, foi realizada uma Homenagem aos 90 anos da OAB/RS Subseção de Santa Maria, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A proposição realizada em expediente nobre, contou com a presença da presidente da OAB Drª Juliane Korb e o vice-presidente Leonardo Santiago além da comunidade que compões a ordem dos advogados do município.

A homenagem é de iniciativa do vereador Ricardo Blattes, presidente da Frente Parlamentar da Advocacia. Na apresentação de 10 minutos, realizada por ele, foi feito um agradecimento a todos os advogados presentes e membros da OAB, assim como uma breve histórico sobre a instituição na cidade. Em seu discurso, Blattes reforçou a importância de mulheres ocuparem cargos na instituição, aumentando a representatividade feminina. "Quisera um dia seja Ordem de Advocacia e não mais Ordem dos Advogados" brincou Ricardo. Também referendou a participação da OAB em diversos segmentos da sociedade. Segundo o orador, a instituição faz parte de 50 comissões temáticas e 27 conselhos distintos. "A OAB em tantos momentos foi decisiva na defesa do município e o momento não é diferente. Muitas vezes, advogados e advogadas são minimizados por atuais atrocidades da administração pública e do próprio judiciário. Mas lá está a OAB. Não pra defender os advogados, mas pra defender os interesses daquelas pessoas que estão lá sendo representadas. Mais do que ser um órgão da advocacia, é um órgão que defende aqueles que defendem as pessoas", homenageou Blattes.

Os últimos 10 minutos foram divididos para a diretoria da OAB. Juliana Korb reforçou o discurso da representatividade feminina, visto que ela é a segunda mulher no cargo de presidência. Mas também tratou sobre a importância de todos os colegas advogados voluntários na instituição. "O maior capital que nós temos dentro da OAB é humano, então é sempre importante referendar os colegas que se doam voluntariamente. Uma advocacia respeitada, valorizada e fortalecida é o direito da cidadania e das pessoas, dos CPFs, dos CNPJs que estão sendo representados", relatou a presidente.


Leonardo tratou sobre a importância do projeto apresentado sobre a Semana da Constituição Cidadã: "os estudantes saem sem saber os direitos básicos de um cidadão. Então nós como instituição, que temos o dever de zelar pela democracia, pela república, muito mal tratada nos últimos tempos, nos colocamos a disposição para isso, e que importante é isso estar na lei".

O Deputado Estadual Jeferson Fernandes estava presente na sessão e também prestou homenagens para a Instituição. Em sua fala, evidenciou a importância da OAB estar envolvida nos processos públicos. Como exemplo, citou o caso em que a OAB presta apoio para a Assembleia Legislativa questionando os termos da dívida pública que o Estado tem com a União.

Após o expediente nobre o projeto de lei que institui a semema da constituição cidadão foi aprovado. Leia aqui

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page